16 de jun. de 2011

O sol também prejudica os olhos

Além de danificar a pele, a exposição, sem proteção, a quantidades excessivas de radiação UV por curto período de tempo, pode provocar uma queimadura da córnea causando dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos. Felizmente, essa condição denominada ceratite é geralmente temporária e raramente causa danos permanentes aos olhos. Já a exposição prolongada à radiação solar, mesmo com pequenas quantidades de radiação UV, aumenta a chance de desenvolvermos catarata (opacificação do cristalino), pterígio, câncer de pele nas pálpebras e lesões na retina (degenerações).

Como no caso da pele, os efeitos da radiação UV sobre os olhos são cumulativos. Quanto mais seus olhos se expõem aos raios UV, maiores serão os riscos com o passar dos anos. É aconselhável, portanto, o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada a seus olhos, não apenas durante o verão, e sim durante todo o ano. O risco de danos aos olhos aumenta na praia, no mar e nas montanhas, e é ainda maior entre 10h e 14h.

Proteja seus filhos

Cerca de 80% dos danos causados pelo sol são acumulados ao longo da infância e da adolescência. Portanto, desenvolva em seus filhos o hábito de se proteger. Passe filtro solar nas crianças e estimule os adolescentes a utilizarem.

Sol também é saúde

Também é verdade que o sol é necessário para nossa saúde, pois é essencial para a ativação da vitamina D, importante para evitar o raquitismo. Além disso, a exposição ao sol promove a sensação de alegria e bem-estar. Porém, para que esses benefícios sejam obtidos, são necessários somente 10 minutos diários de exposição.

Pratique estes conselhos

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de uma pele bronzeada ou do prazer de tomar sol e se refrescar na água do mar ou da piscina, tome as devidas precauções na praia, na piscina e também no dia-a-dia.

Lembre-se de adquirir produtos que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB. Escolha o FPS adequado às características da sua pele.

Aplique o protetor 30 minutos antes de iniciar a exposição ao sol e reaplique a cada duas horas na pele seca. Esta recomendação é válida mesmo para os produtos à prova d’água.

Não coloque sua saúde em risco economizando na quantidade de protetor. Os dermatologistas indicam cerca de uma tampa do produto para os braços, uma para cada perna, uma para barriga e tronco, uma para costas e bumbum.

Não se exponha ao sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando o nível da radiação UVB é mais alto.

Não tente adquirir um bronzeado lindo logo no primeiro dia. A cor leva de 48 a 72 horas para aparecer.

Proteja o couro cabeludo e os cabelos, usando sempre chapéu ou boné. Opte por modelos que deixam o couro cabeludo respirar, como modelos de telinha, palha trançada ou com aberturas laterais. Para proteger a cor dos cabelos use xampus e condicionadores com filtro solar.

Proteja seus olhos. Use óculos de sol sempre que estiver ao ar livre e certifique-se de que as lentes possuem proteção contra os raios UVA e UVB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário